
Casamento Cigano
Um costume que resiste ao tempo é o casamento de acordo com as tradições ciganas. As mulheres desta etnia costumam casar-se ainda novas, entre os 15 e 17 anos, que é quando começam a relacionar-se com o jovem. Muitos casamento ainda são acertados entre as famílias.
Como não existe namoro na cultura cigana, quando as raparigas começam a se interessar pelos rapazes, passam directamente para o casamento, ficando noivas. Enquanto não se casam, elas continuam a morar com os pais e não podem ter nenhum tipo de contacto íntimo com os noivos, como beijos ou, até mesmo, estar perto deles. Entretanto, há aquelas que fogem da tradição e se relacionam com rapazes escondidas dos pais. Mais recentemente, os jovens se conhecem através do facebook até que os pais descubram.
No casamento cigano a mulher tem de ser virgem e para provar o noivo deve mostra o lençol ou camisa manchado de sangue. Caso não haja esta comprovação, a noiva poderá ser devolvida. Caso o noivo aceite, o pai da noiva deverá devolver o dote recebido.