
Tradições dos Ciganos
Algumas das tradições da etnia cigana são:
1 - A leitura da mão:
Um pouco por todo o mundo são muitas as ciganas que se oferecem para fazer a leitura da mão. Apesar da quiromancia ter tido origem na Índia há mais de 5.000 anos, este povo tem sido um dos grandes impulsionadores desta forma de adivinhação. Se a linha da vida, uma das mais importantes, for curta, é sinal de que é uma pessoa facilmente manipulável pelos outros.
2 - O casamento:
Para os ciganos, é uma honra casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo. A partir dos 14 anos, é comum que os jovens se comecem a relacionar às escondidas dos pais até ao momento em que são descobertos e que os pais do noivo se encontram com os pais da noiva para o filho lhes pedir a mão da sua apaixonada em casamento. A festa, que chega a reunir mais de 500 convidados, dura habitualmente vários dias.
3 - O ritual do lenço:
Para atestar a virgindade da noiva, é normal recorrer a uma das mulheres mais idosas e respeitadas da tribo para fazer o teste do lenço ou do lençol, uma exibição pública da mancha de sangue provocada pelo rompimento do hímen durante a primeira relação sexual.
4 - O respeito pelos mais velhos:
No seio da comunidade cigana, a idade é um posto. Como são os mais velhos que transmitem o conhecimento e a sabedoria, são respeitados pela sua experiência de vida. Em muitas das disputas e litígios entre membros do povo cigano, é habitual recorrerem a uma pessoa mais velha para dirigir o conflito.